Sempre A Pensar em Si!

Ecoponto

O que colocar no Ecoponto?

No ecoponto devem ser colocadas apenas embalagens:

Ecoponto Amarelo: Latas de bebidas, latas de conserva, aerossóis, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.

Ecoponto azul: Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.

Ecoponto verde: Garrafas, frascos e boiões de vidro.

Nota importante:
Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto.
Deverá respeitar as regras de deposição indicadas pelo seu Sistema Municipal/Autarquia.
 

 

O símbolo “Ponto Verde” significa que a embalagem é reciclada?

 

Não. O símbolo "Ponto Verde" não é um símbolo ecológico, não significa que a embalagem é reciclada ou reciclável. Esse símbolo indica que para essa embalagem, foi paga uma contribuição financeira à Sociedade Ponto Verde que se responsabiliza pela sua valorização e reciclagem depois de usada.
 
 

 

 

Símbolo Ponto Verde  

Símbolo da Reciclagem

 

 

 

 

 

Sugestões para melhor separar os resíduos

 

 

 www.omeuecoponto.pt

 

A participação activa de todos nós no processo de reciclagem começa em casa com a separação das embalagens usadas por tipo de material: plástico e metal, papel e cartão e vidro.
Para uma separação correcta dos resíduos de embalagens deverá sempre seguir as indicações fornecidas pelo seu Sistema Municipal/Autarquia.

Existem várias alternativas para implementar em sua casa um sistema de recolha selectiva, tudo depende da sua imaginação. A dica que sugerimos é que, sempre que possível, deve manter próximos os caixotes de lixo comum (indiferenciado) e o caixote para as embalagens usadas. Desta forma dificilmente se esquecerá de separar.
Poderá utilizar um único caixote para colocar todas as embalagens usadas, tendo de realizar a separação por tipo de material à boca do ecoponto. Se preferir, pode adquirir um caixote com divisórias que tornam a tarefa de separação mais fácil.

Outra alternativa será manter próximo do lixo comum (indiferenciado) o caixote para colocar as embalagens de plástico e metal. As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda ou despensa. O papel e o cartão usados podem ser guardados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, ou num saco, por exemplo.

Deverá sempre: 

  •  Esvaziar bem as embalagens para evitar que contaminem o material já depositado. 
  •  Espalmar as embalagens sempre que possível. Desta forma, para além de ocuparem menos espaço em casa e diminuírem o número de deslocações ao ecoponto, também se reduz o volume que vão ocupar no contentor diminuindo os custos e a poluição provocada pelo transporte e armazenamento desses materiais.
  • Colocar os objectos no ecoponto um a um, nunca os sacos fechados com que transporta os materiais para o ecoponto. Desta forma facilita a separação que se efectua de seguida na Estação de Triagem.

E, como última sugestão, deposite no Ecoponto Amarelo o saco que usou para transportar as embalagens usadas

 

O símbolo da reciclagem que indica que a embalagem é reciclável (tecnicamente possível de reciclar) ou reciclada (feita com materiais reciclados) é constituído por três setas.
A primeira seta representa as empresas que fazem o produto, a segunda seta representa os consumidores e a terceira os recicladores, todos estes “actores” representam um papel fundamental no processo da reciclagem. 


Informações em: www.omeuecoponto.pt